quinta-feira, 16 de junho de 2011

2º EDIÇÃO - BULLYNG ESTAMOS PREPARADOS?

BULLYNG ESTAMOS PREPARADOS?

Entrevista com a Coordenadora Silvia Fabricio de Campos

Repórter: A nossa escola está preparada para lidar com o BULLYING?

Prof. Silvia: Eu acredito que a escola está preparada, falta um pouco de força de vontade dos alunos mudarem de comportamento.  Alguns professores estão desenvolvendo um projeto para combater a discriminação, o preconceito e todas essas praticas que colocam “o outro” numa situação ruim. Estamos trabalhando a leitura e assistindo, filmes sobre o tema com os alunos. Nesse aspecto a escola está preparada, agora é preciso ver se todos (incluindo alunos e pais) querem aceitar essas mudanças.

Repórter: Você acredita que os professores e funcionários também estão preparados?

Prof. Silvia: Acredito, e muito. É aquilo que eu falei, tem que separar bem: estar preparado é uma coisa, querer mudar é outra. Temos que estar sempre preparados com os problemas da sociedade, estudar, saber o que é ir atrás.

Repórter: Comente o relacionamento entre os alunos e entre alunos e professores?

Prof. Silvia: O bullying, geralmente, acontece entre pessoas iguais.  Nunca é considerado BULLYING quando é do professor para o aluno ou do diretor para o funcionário. Isso não é BULLYING, é falta de respeito, é assédio moral. Agora o BULLYING acontece entre pessoas iguais, vai acontecer entre você e seu colega ou entre eu e o meu colega.

Repórter: Quais os projetos da escola em relação ao BULLYING?

Prof. Silvia: Não há “um” projeto em si, há o nosso projeto pedagógico que já contempla um trabalho na escola em relação ao respeito e à educação global. Se você tem respeito já é um combate ao BULLYING. Temos pela manhã um trabalho de combate ao BULLYING, que é para reavivar a amizade no nosso círculo. Os professores, nos seus planejamentos, já preveem trabalhos sobre respeito e contra ao BULLYING.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário