quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FORMANDO LEITORES: O prazer de formar leitores

foto: Wendel P Leite



Salas e Espaço de Leitura: Criadas há mais de 30 anos, as Salas de Leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e os chamados Espaços de Leitura nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) constituem um local privilegiado para a formação de alunos leitores, a partir da compreensão de que a leitura, além de informar e ajudar na construção de conhecimento sobre o mundo pode ser fonte de prazer.
Em  nossa escola as professoras orientadoras são Prof.ª Monica Figueiredo Chapekausko e a Prof.ª Lilian Beatriz Contieri.









Nossa reportagem realizou uma entrevista com a Prof.ª Lilian, que já leciona há 14 anos e desde 2006 trabalha na Sala de Leitura.

Repórter: Como surgiu a ideia de se trabalhar um Sarau com o livro “Brincando com as Palavras” da Prof. Iloiza Maria Peixoto?
Professora: A ideia surgiu com os próprios alunos, pois muitos gostam de poesias e leem muito bem, então é mostrar que todos tem a capacidade de ler, e sempre estudando um pouco. O resultado foi maravilhoso tanto para quem participou como para quem assistiu.
Repórter: Fale-me sobre os contos de assombração e a sua transformação.
Professora: Eu realizo os contos de assombração desde 2006, para que os alunos conheçam um pouco na nossa cultura, pois os contos fazem parte da cultura popular que é o folclore. Quanto a minha transformação eu sempre faço conforme o tema, deste ano foi a morte, então eu me transformei e cada aluno recebia ou não o susto, dependia da coragem de cada um.

Repórter: Porque trabalhar com Sala de Leitura?   
Professora: Porque trabalhar com leitura é tão gostoso, é tão bom ver as crianças lendo, é tão bom ler, quando lemos, nós viajamos, vamos para outro lugar, por isto resolvi trabalhar com Sala de Leitura.   

                                             




Reportagem: Guilherme 3ªC; Jorge 3ªB; Larissa 3ªB; Luana 3ªB; Maria Fernanda 3ªC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário