quarta-feira, 31 de outubro de 2012

6ª EDIÇÃO: ESPAÇO PROFESSOR


Entrevista realizada pela Imprensa Jovem, com a professora Izabel Bertini da área de Geografia.




REPÓRTER: Por que a senhora resolveu se tornar professora?

Professora: Eu gostei bastante da minha época de criança, onde a educação era bastante valorizada, e eu sempre tive vontade de me tornar professora. Desde criança eu brincava com minhas bonecas, espalhava meus cadernos, gostava de brincar de ser professora, escrevendo inclusive na porta do meu armário com giz, levando muita bronca da minha mãe, mas foi assim, um encanto pela profissão desde criança. Achei que tinha habilidade para ensinar e gostei bastante, já são quase 30 anos que estou na educação, gostando bastante de atuar nesta área.

REPÓRTER: Seus pais lhe apoiaram na sua escolha?
Professora: Com certeza, na época em que eu estava escolhendo a profissão, meus pais me apoiaram sim, me deixando à-vontade para escolher a minha profissão. Inclusive meu pai pagava a minha faculdade, portanto tive muito incentivo sim.

REPÓRTER: Como seu deu a aproximação com a Geografia?
Professora: O homem é um ser magnifico, ele tem o poder de transformar, então através da razão, da cultura, o homem transforma o espaço geográfico. Então eu acho muito lindo está transformação, o poder de o homem transformar o espaço, deixando ele mais próprio para o ser humano viver, criando , construindo estradas, ruas, escolas, ou seja, é encantador a arquitetura moderna, as diferenças culturais, onde cada povo tem um tipo de cultura, uma riqueza que a própria natureza lhes deu e outros vão atrás desta riqueza. Então o mundo que vivemos ela é amplo, diversas culturas, diversas formações e isto é muito encantador dentro da geografia. E toda está beleza me atraiu para a área de geografia.

REPÓRTER: Recentemente saiu uma estatística que em 32% das escolas estaduais de São Paulo, falta professores de geografia. Em sua opinião oque pode estar acontecendo?
Professora: Quando eu me formei está estatística que você esta colocando era muito semelhante, então já havia uma falta de professores de geografia no mercado. Eu acredito que na área de educação está  se buscando outras disciplinas como educação física, matemática, inglês. Pose ser uma situação de momento e eu acho que este quadro ainda possa ser revertido.

REPÓRTER: Como a professora vê o futuro da educação básica no Brasil?
Professora: Muito preocupante, hoje educar é muito difícil, os valores da sociedade se modificaram bastante, tornando a educação um problema grave e sério. Temos um governo que investe na educação fornecendo uniforme, material, mas infelizmente a educação de uma maneira geral não é valorizada pelos nossos alunos, nem pelos pais dos nossos alunos e pela sociedade de uma maneira geral. E todas as modificações feitas ao longo destes últimos anos, acabaram não trazendo benefícios, pelo contrário dia a dia vemos os problemas se acumulando em sala de aula, e fica aqui uma grande dúvida. Onde vamos chegar? Porque da forma que a educação caminha ela estará muito mais deficitária do que está hoje.

Repórter: Maria Fernanda 4ªc, Jorge 4ªa, Evelyn 4ªa

Nenhum comentário:

Postar um comentário