quarta-feira, 31 de outubro de 2012

6ª EDIÇÃO: PROJETO AMPLIAR




O Decreto nº 52.342, de 26/05/11, que institui o Programa Ampliar nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, tem por objetivo ampliar, gradativamente, o tempo de permanência dos alunos nas escolas por meio de ações de caráter educacional que promovam a melhoria e o desenvolvimento das aprendizagens.
Na EMEF Prof. Primo Páscoli Melaré, atualmente desenvolve-se 3 projetos.
Um dos projetos desenvolvidos é do Professor Vitor Eduardo Moreira que realiza uma oficina de vôlei.
Hoje este projeto conta com duas equipes masculinas e duas femininas em torno de 15 a 20 alunos em cada equipe.
O tempo de duração com estes alunos é de 1 ano, mas o professor pretende estender pelos próximos anos.
O objetivo deste projeto de vôlei é formar alunos competentes em suas atividades motoras, além de apreender uma modalidade esportiva e de se trabalhar em equipe. Este projeto  visa  ainda formar equipes para se disputar as Olimpíadas Escolares.


O segundo projeto está sendo desenvolvido pelo professor Juvenal Araújo Carneiro, onde
 Nossa reportagem apurou que o projeto chama-se “Clube da Matemática” possui duas turmas divididas com vinte alunos, cujo objetivo é ajudar os alunos a acompanharem melhor a matéria lecionada pelo professor em  sala de aula.


Outro professor que participa do Projeto Ampliar é o professor de Artes Rafael Rip.

Repórter: Professor oque visa o Projeto Ampliar?
Professor: Visa enriquecer o repertório do aluno na escola, só que de uma maneira mais agradável, no meu caso estudando música, mas também tem teoria, muita matéria muito conteúdo, exercícios para fazer e ao mesmo tempo é divertido.

Repórter: Qual o Projeto desenvolvido pelo professor?
Professor: O Projeto é de iniciação em “Flauta Doce”. Então o aluno recebe uma flauta, ele aprende como segurar, como ela funciona, quais são os pedaços da flauta, as notas musicais, como funcionada uma partitura, vai aprendendo de inicio com músicas mais fáceis, depois vai aumentando a dificuldade.

Repórter: Por que só alguns alunos estão participando deste Projeto?
Professor: Porque é o primeiro ano que estamos implantando este Projeto na Escola, então vamos ver se os alunos se interessam pelo projeto, e se tudo der certo, tiver uma adesão maior, ampliaremos o projeto.

Repórter: Como surgiu a ideia de se fazer o Projeto?
Professor: Surgiu na própria escola a oportunidade com o “Ampliar” assim resolvi desenvolver o ensino de flauta, uma vez que eu já toco e a vontade de ensinar os alunos também a aprenderem tocar.

Repórter: E hoje este projeto está com quantos alunos?
Professor: Hoje este projeto conta com 11 alunos, mas são 11 alunos que estão se dedicando, pois estudar música precisa de uma grande dedicação.

Repórter: Qual o objetivo e o tempo de duração?
Professor: São duas aulas na semana de uma hora e meia, e está previsto seis meses de curso, e o objetivo é que os alunos ao final gostem do instrumento, passem a usá-lo em suas casas, tocando outra música, como um objeto de diversão, ou mesmo se enveredar para o mundo da música, e uma apresentação para toda a escola.




REPÓRTER: JULIA 4ªD; GUILHERME 4ªD; ANA CAROLINA 4ªD.
REPÓRTER: LUANA 4ªB; LARISSA 4ªB, PEDRO 4ªD.
REPÓRTER: KARINA 4ªA; EMERSON 4ªA, LILITH 4ªA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário